Robô CoSpace

 

Este projeto surgiu na sequência de uma parceria entre a botnroll.com e o laboratório de Robótica Avançada e Controlo Inteligente (Advanced Robotics and Inteligent Control Centre - ARICC) do Instituto Politécnico de Singapura, no âmbito da prova do RoboCup CoSpace Rescue depois do RobCup2014 em João Pessoa no Brasil.

Equipas da UM e botnroll

 

Software CoSpace

 

O Software CoSpace foi desenvolvido para o ensino de programação aos iniciantes usando um ambiente gráfico intuitivo e de fácil utilização. É grátis e incentiva à evolução pois permite a programação em linguagem C# (C Sharp) aos utilizadores mais avançados. Trata-se de um software de excelência que está atualmente implementado em instituições de ensino de mais de 34 países incluindo Inglaterra, Alemanha, México, Coreia do Sul e Singapura.

 

Na prova CoSpace Rescue (secondary) é necessário programar um robô virtual e um robô real, usando o software CoSpace, para detetar e coletar cores do chão num ambiente delimitado por uma linha amarela e onde existem obstáculos, armadilhas, zonas para depósito das cores recolhidas, etc. O video abaixo explica a prova com detalhe!

 

 

Para download do software CoSpace Rescue clique aqui!

 

Robô Bot'n Roll ONE A

 

O Bot’n Roll ONE A é um robô didático destinado aos iniciantes na robótica, que permite o ensino de eletrónica, mecânica e programação em ambiente Arduíno. O robô é fornecido em peças e cabe ao utilizador efetuar a montagem passo a passo de acordo com os manuais. Existe a opção de se adquirir o robô já montado para quem deseja somente programar.

 

Provada a robustez de hardware do Bot’n Roll ONE A em conjunto com a sua componente didática, surgiu o desafio de compatibilizar o robô com software CoSpace, para torná-lo no robô oficial da prova CoSpace Rescue no RoboCup 2015!

Lançado o desafio foram iniciados os trabalhos! A equipa da botnroll.com teve de adaptar o robô aos requisitos da prova CoSpace Rescue e do lado de Singapura foi necessário incorporar o modelo físico do novo robô no software CoSpace. As duas equipas teriam de trabalhar posteriormente, e em conjunto, no protocolo de comunicação entre o computador e o robô.

 

Para isso, além dos requisitos já contemplados no Bot’n Roll ONE A como motores, bússola, LCD, comunicação sem fios XBee, foi necessário dotar o robô com dois sensores de cor RGB, três sonares e um LED RGB. A equipa da botnroll.com não queria que os novos sensores ocupassem o Arduíno do Bot’n Roll ONE A nem comprometessem o seu processamento e além disso deveria ser possível inseri-lo no robô sem qualquer alteração da base existente.

 

Módulo Rescue para CoSpace

 

A solução para todos os requisitos sensoriais foi criar um dispositivo com comunicação I2C, com um processador dedicado e uma biblioteca para comunicação entre o robô e o dispositivo. Desenhou-se uma estrutura para impressão 3D com suporte para 3 sonares, 2 sensores RGB, um processador Arduíno e ainda a fixação para um seguidor de linha. Esta nova estrutura assemelha-se a um para-choques e é de fácil colocação na frente do robô.

Equipas da UM e botnroll

Os 3 sonares desfasados de 45 graus permitem detetar obstáculos numa abertura total de 140 graus na frente do robô. Os sensores de côr são lidos a cada 3 cm estando o robô a mover-se à velocidade máxima!

 

O Módulo Rescue em funcionamento normal efetua leituras continuadas dos sonares e dos sensores de côr.

O utilizador usando comunicação I2C vai adquirir as leituras mais recentes:

 

 

Depois de testado exaustivamente o novo Módulo para busca e salvamento compatível com CoSpace no Bot'n Roll ONE A foi elaborado um relatório com especificações e dados de desempenho e enviado para a equipa do ARICC. Foram também enviados alguns robôs para Singapura para análise e testes.

 

Em Novembro de 2014 dois elementos da equipa da botnroll.com viajaram até Singapura para finalizar os trabalhos de compatibilização do robô com o software CoSpace. Os trabalhos decorreram no ARICC, lindamente e sem qualquer imprevisto. Em menos de 10 dias tudo ficou concluído.

Equipas da UM e botnroll

Em Janeiro de 2015 ficou definido que o Bot’n Roll ONE A com o Módulo Rescue seria o robô oficial da prova CoSpace Rescue no RoboCup 2015 que se realizaria em Julho em Hefei na China.

 

RoboCup 2015

 

De 17 a 23 de Julho decorreu o RoboCup2015 em Hefei, na China onde o Bot´n Roll ONE A foi o robô oficial da prova CoSpace Rescue.

Equipas da UM e botnroll

Um elemento da botnroll.com esteve presente no evento para dar o apoio necessário e tudo decorreu sem percalços.

As equipas adoraram a prestação do robô e os feedbacks foram muitos e positivos.

Equipas da UM e botnroll

Mesmo nunca tendo antes um Bot’n Roll ONE A nas mãos, todos os participantes conseguiram programá-lo e efetuaram a prova com o robô real sem problemas. Para as equipas da botnroll.com e do CoSpace foi um orgulho ver em funcionamento conjunto um dos melhores robôs educacionais com um dos melhores softwares educacionais. Ambas as equipas contribuem para a formação de jovens numa área técnica onde a primeira abordagem é simplificada com software intuitivo de alto nível e hardware simples mas robusto.

 

A biblioteca BnrRescue para Arduino

 

A biblioteca BnrRescue para Arduino permite o interface entre o Bot´n Roll ONE A e o Módulo Rescue para CoSpace. Inclui exemplos com as rotinas para a leitura dos três sonares e dos sensores RGB.

 

Download BnrRescue.zip

 

Nota: Esta biblioteca não é necessária se usar o software CoSpace Rescue!

 

Comprar o Módulo Rescue para CoSpace

 

O Módulo Rescue para CoSpace está disponível na loja online da botnroll.com.
É facilmente colocado na frente do Bot'n Roll ONE A usando 4 parafusos. Deverá ser ligado no robô usando uma das ligações I2C disponíveis!